Aspectos Estéticos

Aspectos Estéticos – prancha 01

Antes de iniciar a abordagem sobre os ‘aspectos estéticos’ da madeira, pensamos ser primordial definir o que seriam estes aspectos de uma construção ou de elementos constituintes de uma edificação. Definimos sintéticamente os ‘aspectos estéticos’ como os elementos que possuem valores sensoriais/ perceptivos para além da análises científicas de funcionalidade; elementos que expressam reflexões intelectuais sobre as relações do homem com a técnica, natureza e com o próprio homem.

A partir deste resumido enunciado, o trabalho irá tentar apreender, dentro deste delimitado campo de ‘aspectos estéticos’, os usos da madeira não só como elemento construtivo, mas também de usos como outros componentes de uma edificação: guarda-corpos, vedos, brises e outras proteções de fachadas. Sempre procurando dar destaque como a madeira permite em sua aplicação e combinação com todos os outros componentes de uma edificação o arbítrio e desregramento das formas mais convencionais e funcionais.

Aspectos Estéticos – prancha 02

Madeira Laminada Colada

Dentro dos aspectos estéticos o uso de madeira laminada colada se destacam duas características: possibilidade de uso de formas não ortogonais e variedade de combinações com outros materiais.

Pela junção de diversas  peças de madeira com cola de alta resistência, é possível trabalhar formalmente nos elementos estruturais como pilar e viga conseguindo formas livres, curvas. Possibilitando maior adaptação face a diversos programas como galpões, igrejas, fábricas, ginásios, escolas, bibliotecas, residências, sem perder as necessidades formais que cada programa suscita. Consequentemente esta técnica pode ser utilizada para novas relações com ventilação e iluminação de maneira mais livre compositivamente do que uso mais tradiconais de madeira com estruturas treliçadas. (ver exemplos http://www.estig.ipbeja.pt/~pdnl/Sub-paginas/MatConst_apoio_files/ppt/Madeiras_glulam.pdf ).

Outra característica levantada foi as possibilidades de combinação com outros materiais. Com o avanço das colas de madeira os perfis estruturais da MLC tem de fato funcionam como um corpo único e praticamente homogêneo em seu comportamente estrutural. Este aspecto permite fácil adpatação com encaixe com tipos de estruturas distintas da MLC, como aço e concreto (http://cn.europeanwood.org/en/building-with-wood/building-systems/glulam-construction/ http://www.scielo.br/pdf/mr/v14n1/AOP_0610-10.pdf ). Pensamos que este fator é de grande importância como elemento estético, por exemplo em restaurações ou intervenções em edíficos existentes onde o arquiteto muitos vezes pode ter como partido arquitetonico a distenção entre o já constrúido e a intervenção, onde é necessário expressar técnicamente estas diferenças concetuais  e construtivas. Em outra técnica poderíamos dar como exemplo de estrutura ‘parasita’ que tem valor estético e reflexivo sobre a intervenção em um prédio histórico é a cobertura em aço da pinacoteca do estado, do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Wood Frame

O Wood Frame formalmente é mais rígido e simples que MLC, pela sua ênfase na velocidade e limpeza no canteiro de obras. Além disso, pensamos que esta característica simples, crua desta técnica é apagada e afogada pelo fachadismo e colagens de estilos usada normalmente com esta ténica. Poucos casos de fato existe uma preocupação em expressar esta técnica formalmente, como por exemplo deixando esta estrutura aparente, ou ao menos, clara visualmente para um observador, o que pensamos ser muito interessante para diferenciar uma residência constrúida por esta técnica de uma residência construída em sistemas mais primários como alvenaria.

Pré-Fabricada

ainda não foram avaliadas estes aspectos estéticos desta técnica específica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: