Aspectos Econômicos – Introdução

A madeira, um dos primeiros materiais tomados pelo homem na produção de utensílios e na construção, tornou-se protagonista na arquitetura tradicional de inúmeros povos antigos. No Brasil pré-colonial era largamente utilizada pelos povos nativos como material em suas necessidades cotidianas. Com a chegada dos Portugueses ao Brasil a extração da madeira nativa tornou-se uma atividade econômica altamente rentável, fazendo do material o principal produto de exportação. Surpreendentemente, com excessão à desenvolvida arquitetura tradicional em madeira de certos estados ao sul do país, o material tão abundante foipredominantemente relegado às estruturas ocultas das paredes de taipa, aos móveis ou acabamentos, jamais assumindo plenamente suas características estruturais únicas.

Com a chegada do moderno na arquitetura nacional, o país vêm desenvolver com maior enfase uma indústria de aço e concreto, originando uma tradição muito desenvolvida no uso destes materiais. Porém, dentro da construção de massa, a madeira ainda é utilizada de forma limitada, raramente como estrutura. No que concerne aos aspectos econômicos do uso da madeira na construção, o trabalho visa investigar a relação entre o uso de madeira na construção, o mercado e a industria madeireira nacional, buscando responder a questão: se a madeira é tão abundante em terras brasileiras, porque não é mais utilizada em estruturas?

Adicionalmente estudaremos os aspectos econômicos dos 2 modos de utilização mais comuns da madeira em estruturas: Madeira Laminada Colada e Madeira Nativa Serrada.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: