Exemplos / Identificação / 30.05

Andamento do trabalho / Tópico 09

Levantamos mais exemplos de construções onde o uso predominante seja de estruturas de madeira e que pudessem ter elementos industrializados em sua construção, ou que fossem realizados seguindo-se um critério de racionalização do sistema construtivo e da montagem do edifício.

Foram indicados mais dois exemplos de construções, que apresentamos a seguir.

Escola superior suiça de tecnologia da madeira / Biel (SUI), 1990 (concurso) 1995-1999 (construção)

Meili & Peter Architects, com Zeino Vogel

Esse edifício é uma ampliação da antiga escola técnica em tecnologia da madeira, que se tornou, nesse momento do concurso, uma escola superior. O edifício, de grande porte, é majoritariamente construído de madeira – estruturas e fechamentos – com apenas a exceção do bloco interior de circulação, feito em concreto.

A idéia principal na concepção e construção do edifício, é, segundo os arquitetos, o questionamento do uso da madeira e a forma como ela é percebida dentro do âmbito da construção. Buscou utilizar a madeira expressivamente tanto como discurso – significativo numa escola que pensa a utilização da madeira de uma forma mais ampla – e também como tecnologia.

Assim, utilizam a madeira como elemento de construção em toda a edificação, que impressiona pelo porte e pela proporção que a madeira é utilizada, na quase totalidade construtiva do edifício, em praticamente todos seus elementos constitutivos.

Casas transportáveis Su-Si / (AUS), 2009

Johannes Kaufmann Architektur

Nesse projeto é desenvolvido um sistema de pre-fabricação completo em madeira. As casas são auto-portantes e transportáveis, podendo serem implantadas de forma provisória ou permanente. Uma vez implantadas, são conectadas ao sistema hidráulico e elétrico.

A idéia motora pra esse projeto, segundo os arquitetos, é oferecer uma ampla modularidade na disposição e montagem da casa transportável, ao mesmo tempo que faz o uso da pré-fabricação em madeira para baratear a construção e diminuir o tempo de montagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: