Aspectos históricos – situação das reservas florestais no Brasil

A situação das reservas florestais no Brasil

O Brasil contém uma das maiores áreas de florestas nativas e de reflorestamento da América Latina. A região norte apresenta uma ampla área de floresta nativa e a região sul, uma reserva de madeira de reflorestamento do tipo Eucalipto e Pinus, favorecendo a utilização deste material na construção de habitações.

No entanto, o meio técnico brasileiro deve desenvolver uma visão mais ampla e responsável sobre o processo de construção em madeira, buscando a preservação dos recursos florestais naturais brasileiros. Para tanto recomenda-se que as madeiras utilizadas nas construções sejam de origem certificada ou retiradas de áreas de manejo, ou seja, uma produção de madeira que além de atender por completo às leis ambientais e trabalhistas vigentes no país, deve ser realizada de forma:

a) ambientalmente sustentável: uma área de manejo explorada só volta a ser objeto de corte num prazo de 25 anos

b) socialmente justa: as necessidades das comunidades tradicionais têm prioridade sobre quaisquer outras atividades econômicas; simultaneamente, a empresa é obrigada a cobrir qualquer forma de trabalho ilegal, cumprir todas as normas de segurança no trabalho e providenciar cursos de educação e formação técnica para os funcionários e suas famílias.

c) economicamente viável: a exploração da madeira deve ser legal e não predatória; deve gerar renda, remunerando adequadamente o trabalhador e fixando a população local com emprego estável e qualificado.  

Somente 6% das áreas de florestas exploradas no mundo são aplicadas na construção civil. Muller considera relevante para os paises sul americanos, o desenvolvimento de uma indústria de produtos florestais, como por exemplo, a produção de madeiras laminadas e a produção de chapas transformadas. Pode-se considerar que a produção industrial teria uma contribuição maior para o desenvolvimento de países como o Brasil, do que a exploração extrativista da madeira bruta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: